4.7.12

M 4: Vídeo Aula 23 - A educação de pessoas com necessidades especiais é de fato ineficaz?

A aula mostra que a plasticidade cerebral, pode possibilitar a adaptação e a recuperação funcionais de alunos com necessidades especiais.  
“Como é espetacular o desenvolvimento humano, que tem uma plasticidade cerebral, que pode chegar a pontos de desenvolvimento que a gente nunca supôs de antemão. E essa capacidade depende necessariamente, da relação professor-aluno. É da relação com o meio, que a criança vai se transformar e se desenvolver.”
A teoria da plasticidade cerebral defende que, por meio da socialização, o cérebro do aluno pode se adaptar e suas áreas não lesadas podem se desenvolver.
Tanto o professor como a escola (o meio) são peças chaves no processo de desenvolvimento do aluno com necessidades especiais, é importante conhecer suas habilidades e descobrir potenciais, além de criar e investir em alternativas que auxiliem a descobrir, desenvolver o avanço desses alunos.


Este video fala sobre neuropsicoeducação, através de conceitos tais como:plasticidade cerebral, períodos de oportunidades do cérebro, desenvolvimento neurocognitivo, dentre outros.